Os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Pedro II, em Belo Horizonte, estão engajados no combate à dengue. Prova disso é que nesta segunda-feira (10), às 10 horas, a escola apresenta seu primeiro Festival de Curtas dentro do projeto “Um Minuto Contra a Dengue”, realizado por meio de uma parceria com a Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Cada curta tem um minuto e trata sobre formas de se evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti e, consequentemente, evitar a transmissão da dengue. Para a produção dos vídeos, os alunos participaram de aulas de roteirização, pré-produção, captação e edição de áudio, captação e edição de imagem.
Os 10 grupos formados utilizaram até mesmo termos de autorização de imagens junto aos personagens que ilustravam as histórias produzidas. Todo o processo, que começou no início do ano, foi acompanhado por uma equipe do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da FAE e também da escola.
Segundo uma das idealizadoras do projeto e professora de artes da escola, Célia Francisca Soares, o projeto foi uma oportunidade dos alunos aperfeiçoarem seus conhecimentos e conscientizar as pessoas sobre o combate a Dengue.
“Buscamos mostrar para os alunos todos os processos utilizados no cinema. O trabalho foi uma oportunidade de eles conhecerem um pouco mais sobre a produção de um vídeo. Além disso, a atividade incentivou os alunos a desenvolverem uma proposta eficaz com foco no combate a Dengue”, conta Célia Francisca Soares.
Durante o festival, que ocorre entre 10h e 12 horas da segunda-feira, uma banca julgadora escolherá o melhor entre os 10 curtas produzidos.
O trabalho dos alunos foi apresentado junto ao Ministério da Saúde. As atividades terão continuidade em 2013, abordando, também, outros temas de relevância social.
PIBID
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.