Termina nesta quarta-feira (24) o MIT Media Lab Member Event, encontro realizado anualmente em Cambridge, nos Estados Unidos, e do qual está participando o Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e do Escritório de Prioridades Estratégicas.
O evento reúne os principais parceiros da instituição. Esta é a primeira participação de Minas Gerais como parceiro do Massachussetts Institute of Technology (MIT), uma das instituições de ensino e pesquisa mais reconhecidas do mundo. Seu laboratório de mídias (Media Lab) dedica-se à pesquisa interdisciplinar de tecnologia, mídias e design.
Em acordo assinado em novembro do ano passado, o Governo de Minas Gerais se tornou o primeiro ente governamental latino-americano a integrar a instituição. A parceria busca dotar o Estado de projetos tecnológicos em diversas áreas do conhecimento, dando acesso às pesquisas desenvolvidas no Media Lab. Além disso, o núcleo poderá desenvolver soluções tecnológicas para ajudar a resolver desafios de Minas Gerais.
Está prevista também a franquia do acesso de pessoas designadas pelo Governo de Minas aos laboratórios do Media Lab, a participação do Estado em reuniões do Conselho da entidade e a participação em eventos.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, considera a parceria fundamental para o Estado. “Esta parceria pode contribuir, e muito, para atrair cada vez mais investimentos em setores da chamada nova economia, que tem alta concentração de tecnologia e conhecimento”, afirma a secretária.
Segundo o secretário adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela, o MIT Media Lab é um dos centros mundiais mais respeitados na produção do conhecimento sobre ferramentas de inovação. “Queremos ter contato com novos instrumentos para que possamos aplicá-los em Minas Gerais e contribuir para a diversificação de sua economia, meta muito importante para que conquistemos avanços também na educação, saúde, segurança e outros setores que refletirão sensivelmente no bem estar da nossa população”, destaca.
Ambiente de inovação mais favorável
Para o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, esta é mais uma oportunidade para ampliar o ambiente de inovação de Minas Gerais. “Ao participar deste evento, o Governo de Minas se posiciona como importante parceiro do maior centro de inovação do mundo, o lugar em que as pessoas estão pensando como será o futuro”, revela.
O papel do Escritório na parceria, segundo André Barrence, é ser o ponto focal dentro do Governo de Minas na articulação entre as pesquisas do Media Lab que podem servir para solucionar desafios no estado, juntamente com as secretarias envolvidas.
Após o evento no Media Lab, a agenda do Governo de Minas continua nos Estados Unidos. Nos dias 25 e 26 de abril, representantes mineiros se reúnem com as equipes do Product Space – instrumento de planejamento que mapeará as potencialidades e vocações de Minas Gerais.
Já no dia 29, a delegação mineira tem um encontro com profissionais e empresas ligadas ao ambiente de startups na Singularity University – universidade sediada no campus da NASA (Agência Espacial Norte-americana) no Vale do Silício, na Califórnia, e patrocinada por empresas como o Google.
A instituição também é conhecida como “Universidade do Futuro” por seu trabalho na preparação de líderes para criação de novas tecnologias. O objetivo do encontro é buscar eventuais parcerias para programas de incentivo à criação de startups em Minas Gerais, que buscam induzir a cultura de inovação no estado.
Participam da delegação mineira a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico Dorothea Werneck, o secretário adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Evaldo Ferreira Vilela e, pelo Escritório de Prioridades Estratégicas, a vice-diretora presidente Emília Paiva e o coordenador do Núcleo de Entregas e Empreendedores Públicos Bruno Coscarelli. Agência Minas