Música, leitura e teatro. Esses são alguns dos temas, que ao longo desta semana, estão sendo apresentados aos mais de 800 educadores da rede estadual de ensino que atuam no Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), da Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio de oficinas, minicursos e palestras. O encontro tem o apoio da Magistra.
As atividades acontecem durante o ‘Encontro de Formação das Equipes Regionais do Programa de Intervenção Pedagógica’ e têm como objetivo fazer um balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2012 e refletir sobre as diretrizes do programa para o próximo ano. A capacitação tem uma carga horária de 40 horas.
“Como é um momento de consolidação das ações e planejamentos das atividades, o encontro conta com oficinas que vão discutir as avaliações educacionais, o ensino da música na escola, entre outras coisas. Também teremos nove minicursos, que contam a participação de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que versam sobre a construção de textos e práticas voltadas para o ensino da Matemática. Vamos capacitar essas equipes para que no próximo ano eles repassem esses conhecimentos para os nossos professores atuarem na sala de aula”, ressalta a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.
A diretora educacional da Superintendência Regional de São João del-Rei, Cida Mendes, ressalta que o conteúdo apreendido no encontro auxilia na aproximação com os professores. “Essa capacitação é fundamental para desenvolver o nosso trabalho. Todas as vezes que participamos de um encontro como esse voltamos para a Superintendência e levamos as diretrizes para poder trabalhar mais próximo com as escolas e professores”.
Já a analista educacional da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C, Soraia Flausino, afirma que a capacitação por meio de oficinas ajudam no repasse dos conteúdos. “Nesse encontro estamos compartilhando experiências e isso só vem a somar no nosso trabalho. Por meio das oficinas colocamos a ‘mão na massa’ e como os conteúdos ficam mais práticos fica mais fácil fazer o repasse para os professores”.
Programa de Intervenção Pedagógica
O PIP teve início em 2007, com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O objetivo do Programa é o de garantir que os estudantes assimilem todo o conteúdo ensinado nesse nível, assim como fazer com que os estudantes de oito anos de idade alcançassem um nível de letramento compatível com padrões internacionais. Em 2006, 48,6% dos estudantes sabiam ler, escrever, interpretar e fazer síntese em um nível considerado recomendável, em 2011, de acordo com o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), esse índice subiu para 88,9% e o PIP é um dos principais instrumentos motivadores desse crescimento.
Em 2012, o Programa foi ampliado para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e tem por objetivo possibilitar que os estudantes compreendam os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs), que representam o conjunto de habilidades trabalhadas em cada disciplina dos últimos anos do ensino fundamental.