Minas Gerais, o maior estado produtor de café do Brasil, irá sediar a Semana Internacional do Café, entre os dias 9 e 13 de setembro, em Belo Horizonte, no Expominas. A programação é extensa e conta com a Reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil (Feira Internacional do Café).
Principal organismo intergovernamental do setor cafeeiro no mundo, a OIC se reunirá em Minas pela primeira vez. A escolha do local reflete a importância do estado para a cafeicultura mundial, uma vez que 25% de todo o café consumido no mundo é produzido em solo mineiro. Durante a Reunião de 50 anos da OIC, representantes de mais de 70 países debaterão a produção e os rumos do mercado de café.
Outra atração relevante é o Espaço Café Brasil, espécie de plataforma de negócios, que atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em sua oitava edição, a feira, maior do setor na América Latina, também será realizada pela primeira vez na capital mineira e contará com áreas de exposição e atrações para diferentes tipos de público, como rodadas de negócio, competições de baristas, palestras, workshops e seminários.
A Semana Internacional do Café é uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, OIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora.
A programação completa está disponível nos sites www.semanainternacionaldocafe.com.br e www.espacocafebrasil.com.br.
Serviço
Evento: Semana Internacional do Café
Data: 09/09 a 13/09
Local: Expominas (Av. Amazonas, 6.030, Gameleira, Belo Horizonte/MG)
Entrada franca para produtores rurais (com número do cartão) e profissionais do setor (com CNPJ) no Espaço Café Brasil, mediante credenciamento antecipado pelo site. Demais visitantes pagam R$ 20. Ag. Minas